Portimonense
Portimonense eSports é a nova modalidade do Clube

Em ano de comemoração do 105.º aniversário o Portimonense dá mais um passo em direção ao futuro e vai abrir as portas a esta nova modalidade, formando uma nova equipa, a Portimonense eSports que vai participar sob a alçada da FPF na 3.ª temporada do Campeonato Nacional "PRO CLUBES".

A vertente desta iniciativa não passa apenas pela competição mas também em dar oportunidade aos mais jovens que se queiram iniciar nesta nova modalidade quer seja através de treinos de captação ou como "equipas de animação" que terão oportunidade de competir com os mais experientes.
 


Para  este projecto no qual Portimonense demonstra não estar apenas agarrado ao glorioso passado mas também possuir uma enorme disponibilidade para seguir as novas tendências vai contar na sua estrutura diretiva com: (da esquerda para a direita)
Valdemar Silva  PSN ID CR_Silva_17 - Diretor Desportivo 
Fernando Rocha - Presidente Direção 
Duarte Pereira KevindurantSTF - Team Manager
Henrique Diogo - Vice Presidente Modalidade
Rui Águas - Diretor Geral Portimonense SC eSports

 

MAS AFINAL O QUE SÃO OS ESPORTS?
Os eSports ou Desportos Eletrônicos são uma nova modalidade de jogos de PC ou consolas que surgiu há poucos anos e são jogados normalmente em modo multiplayer. Esta atividade já considerada hoje um desporto vem crescendo e dominando o mercado de jogos online, atraindo cada vez mais jovens em todo o mundo.
Já se assiste com grande frequência a competições disputadas em jogos online em que os jogadores atuam como atletas profissionais de desportos tradicionais com os eventos a terem assistência num pavilhão ou através de diversas plataformas de stream online ou TV.

 


Hoje em dia já existem atletas e equipas profissionais e algumas competições muito cotadas a nível mundial a proporcionarem elevados prémios financeiros e notoriedade para os vencedores.

 

PORQUE O PORTIMONENSE DECIDIU APOIAR UMA EQUIPA DE ESPORTS?
A FPF à imagem de outras associações internacionais, vem seguindo esta tendência cada vez mais enraizada na sociedade e decidiu criar em 2017 uma divisão ESports que procurasse formar uma comunidade de jogadores de FIFA.

Com o objetivo claro e inequívoco de fomentar uma cultura de jogos online que privilegie a participação, respeito e a competição entre os jogadores criando e incentivando um novo e especifico setor para acompanhar a evolução de ESports e de seguir esta realidade dos jogos virtuais.

Em 2017, o Allianz Challenge foi lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e foi um sucesso.

Em 2018 a experiência foi ampliada e foi criado o Campeonato Nacional Pro Clubs, disputado por todos os clubes inscritos jogando entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.


Em 2019 e já com a participação do Portimonense, vão em breve abrir as inscrições tendo em vista as competições de FIFA Pro Clubs com os clubes a ser divididos em três categorias:

Clube FPF – Clube inscrito nos quadros da Federação Portuguesa de Futebol, em qualquer modalidade. Conta para este efeito, os clubes que estejam inscritos nas Associações de Futebol com ligação à FPF.

Clube Gaming – Clube registado como associação ou empresa cujo objetivo é a prática de eSports (desportos eletrónicos). Clubes nesta categoria são alvos de uma revisão por parte da FPF eSports de forma a verificar a pratica de eSports, profissional ou amadora.

Clube Comunidade – Clube com o objetivo de participar nas competições da FPF eSports sem efetuar um registo como associação, empresa ou ter qualquer ligação a um clube profissional.

O Campeonato Nacional Pro Clubs 2019/2020 vai assim ser dividido em três categorias com o Portimonense eSports a ser incluído na Liga I da FPF.

Nesta plataforma estão ainda disponíveis competições e torneios oficiais com “prize moneys” apelativos para todos, haverá ainda eventos especializados que certamente serão do interesse dos muitos participantes desta prática.

A FPF e a SPORTS tem como objetivo possibilitar a evolução do talento dos gamers nacionais e garantir novos formatos competitivos que possam impulsionar, ainda mais, esta modalidade.

Assim e seguindo o rumo lógico da evolução, o nosso Portimonense e outras equipas nacionais decidiram acompanhar a FPF neste projeto procurando levar o desporto a um conceito de futuro.

 

COMO SE DISPUTAM OS TORNEIOS?
Como referido atrás o Portimonense vai participar na vertente FIFA  do jogo na consola PlayStation no Campeonato Nacional PRO CLUBES na I Liga.
Cada jogador nesta modalidade incorpora apenas 1 jogador de campo sendo por isso necessário que cada equipa tenha pelo menos 11 jogadores.
Em finais convocadas pela FPF existem jogos que têm à semelhança de um campo de futebol 11 jogadores sentados contra outros 11.
 


As várias Ligas do Campeonato Nacional Pro Clubs realizam-se no período que integra cada época desportiva oficial.

O Campeonato Nacional Pro Clubs é disputado por todos os clubes inscritos no mesmo, até um limite de 18 equipas, jogando entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.
O Campeonato Nacional Pro Clubs adotará o seguinte sistema de pontos:
a) em caso de vitória, três pontos;
b) em caso de empate, um ponto;
c) em caso de derrota, zero pontos.
O Campeonato Nacional Pro Clubs será disputado semanalmente com duplas jornadas, entre segunda e quarta-feira.

Os horários definidos dos jogos serão entre as 22H e 22H30.

 

COMO ME POSSO INSCREVER?
O Portimonense pretende abrir as suas portas aos miúdos que se pretendam iniciar na Modalidade estando previstos eventos de demonstração na sede.
Depois os futuros atletas fazem provas desde da sua casa acompanhados pelo Team Manager e Diretor Desportivo sempre via jogo. Vão estar a jogar em casa mas sob observação e avaliação técnica.

 

Em breve daremos mais informação

Noticia vista 1503 vezes

   


SEGUE NOS NO FACEBOOK
SEGUE NOS NO FACEBOOK
Sócio do Portimonense
AGENDA DA esports
intouchbiz.com
Portimonense Sporting Clube -- 2017 @ Todos os direitos reservados