Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
ARQUIVOS: SENIORES
O PORTIMONENSE PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
segunda, 08 de maio de 2017
DEBUG

1921/22, marca a estreia do Campeonato de Portugal e do Campeonato Distrital do Algarve, a fundação da Associação de Futebol do Algarve e os primeiros jogos oficiais do Portimonense.

REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DO PORTIMONENSE

O Portimonense participa pela primeira vez em competições oficiais, disputando a Fase de Apuramento (Zona Norte) do primeiro Campeonato do Algarve organizado pela atual Associação de Futebol do Algarve, tendo sido eliminado pelo Esperança de Lagos.

Uma eliminatória a duas voltas muito atribulada, com uma partida cancelada antes de começar por ordem do Administrador do Concelho de Portimão e outro jogo anulado em Lagos.

Quando finalmente foi possivel realizar os dois jogos previstos em Portimão e LAgos, uma vitória para cada lado ditou uma finalissima que o Portimonense perdeu por 1-0.

FUTEBOL NACIONAL ANTES DE 1921 
 
Existiam até esta altura variadíssimas equipas espalhadas por todo o país como era o caso do Algarve, mas apenas quatro Associações filiadas na União Portuguesa de Futebol (Lisboa, Porto, Portalegre e Funchal), além dos campeonatos regionais realizados nestas quatro Associações, as partidas de futebol,  limitavam-se basicamente a partidas amigáveis em épocas festivas, jogos de convívio, torneios,  jogos de solidariedade, encontros particulares inter regionais ou desafios entre seleções de várias cidades. 

 

FUTEBOL NO ALGARVE ANTES DE 1921 
Até esta data, a atividade futebolística no Algarve resumia-se como na maior parte do país a jogos particulares entre coletividades da região, encontros de seleções entre cidades ou contra clubes ou seleções de outras zonas do país que eram convidados em alturas festivas.

Houve no entanto até 1921 várias tentativas de criar um organismo ou associação que regesse a modalidade ou promovesse campeonatos oficiais mas que tiveram existência efémera.

Com sede em Tavira e fundada entre 1913 e 1914, a "Liga de Educação Física" levou a efeito um campeonato em que participavam o Tavira Ginásio Clube, o Três Estrelas de Vila Real de Santo António e o Olhanense que venceu as três? primeiras edições.

Na mesma altura, (1914), foi fundada em Faro, a "União de Futebol de Faro" reunindo quatro clubes da capital algarvia: Associação Académica do Liceu de Faro, Escola Normal de Faro, Sporting Clube Farense e Boavista Futebol Clube.

Este organismo, levou a efeito, o "Campeonato de Faro" em 1914/1915, numa prova disputada somente uma vez, na qual apenas participaram os quatro clubes antes mencionados com o SC Farense a vencer a prova.

Rapidamente, os habituais desencontros e incompatibilidades em que o futebol português se mostrava fértil, levaram à extinção daquelas duas organizações.

Em 1917 fundou-se, a primeira e então denominada "Associação de Foot-Ball do Algarve" que devido a várias desinteligências também ela foi de pouca duração, fechando em princípios de 1918. 

Esta Associação, promoveu no entanto na sua curta existência um Campeonato do Algarve, sendo que em primeiras categorias participaram mais uma vez apenas equipas da capital: a Associação Académica, o SC Farense e o recentemente fundado Sport Lisboa e Faro, esta prova segundo consta não chegaria ao fim, apesar de alguns jogos disputados entre Fevereiro e Março, o titulo foi atribuído ao SC Farense.

 

1921/1922 FOI O PONTO DE VIRAGEM NO FUTEBOL EM PORTUGAL 
Realizou-se pela primeira vez nesta temporada, com organização da então União Portuguesa de Futebol (U.P.F.), uma competição de futebol de nível nacional, o denominado Campeonato de Portugal, cuja finalidade era tirar o futebol do âmbito regional em que era disputado. 
A U.P.F. à imagem dos outros países (e já tardiamente) decidiu implementar a partir desta época uma prova que a nível nacional fosse disputada pelos vencedores de cada Associação e que coroasse a melhor equipa da época. 

 

NASCE FINALMENTE A ATUAL ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE

Já com algumas equipas bastante competitivas na região, e com o objectivo de participar no I Campeonato de Portugal, em 15 de Outubro de 1921, reuniram-se nas instalações do Ginásio Clube Farense os delegados dos clubes algarvios: SC Farense, SL e Faro, Boxing Futebol Clube, SC Olhanense, Lusitano FC, Glória FC, Portimonense SC, SC União, SC Os Leões Portimonenses e Esperança FC, que criaram efetivamente, a definitiva e atual Associação de Futebol do Algarve na madrugada de 16 de Outubro de 1921. 

De imediato a nova A.F. do Algarve tratou de criar o I Campeonato Distrital, que teve o seu inicio em finais de Janeiro de 2012 com a fase de apuramento e terminou em finais de Maio com a disputa da Fase Final.  

O vencedor teria acesso a participar na disputa da única prova a nível nacional, o então e recém criado Campeonato de Portugal que iria ter a sua primeira edição nesta época. 

COMPETIÇÕES

TAÇA DO ALGARVE 1921/1922 

Sem dados disponíveis sobre os critérios de participação das equipas na prova ou sobre os jogos do Portimonense caso tenha disputado esta competição.

VENCEDOR 
OLHANENSE ?(*3)
 
(*3) Falta confirmação 
 

1.º CAMPEONATO DISTRITAL 1921/1922  

FASE DE APURAMENTO 

A nova Associação de Futebol do Algarve, acabada de ser fundada (Outubro de 1921) e ainda em fase embrionária, teve alguns problemas logísticos e de calendarização nesta primeira edição da prova, optando por dividir os clubes pelas suas origens concelhias em 3 zonas (foi a primeira e única vez que este processo foi utilizado) .  Zona Norte, Lagos e Portimão, Zona Centro, Faro e Olhão , Zona Sul, Vila Real de Santo António.

Zona Norte 

Inscritos: Esperança de Lagos e Portimonense SC  

1.ª volta 
19/2/1922: Portimonense - Esp. Lagos (a)  
12/3/1922: Esp. Lagos 4 - Portimonense 1 (b)
a) Este jogo foi impedido de se realizar por ordem do administrador do concelho, (jornal "Os Sports") por não aprovar o local então usado para o futebol em Portimão, o Largo (aterro) do Cais.  
b) Este jogo foi anulado, conforme cita o jornal "Os Sports" em 30 Março 1922. Ver também "Sul Desportivo" de  23 Março e 6 Abril de 1922 
 
2.ª volta 
19/3/1922: Esp. Lagos 6 - Portimonense 2 

26/3/1922: Portimonense 3 - 2 Esp. Lagos  

Jogo de desempate 
7/5/1922: Esp. Lagos 1 - Portimonense 0 

Apurado: Esperança de Lagos 

a) Sem campo de jogos, o Portimonense disputava as suas partidas na condição de visitado no aterro do cais, um espaço público com condições muito rudimentares, onde hoje se encontra a Praça Manuel Teixeira Gomes. 

Esta situação, durou desde a sua fundação até finais dos anos 20, aquando da aquisição de um terreno para a instalação de um novo campo, o Campo das Alcaçarias, perto do atual estádio e onde hoje são as instalações da EMARP. 

Zona Centro 

Inscritos: SL Faro, Farense e Olhanense 

1.ª volta 
29/1/1922: Farense 1 - SL Faro 1 
12/2/1922: SL Faro 1 - Olhanense 3 

05/3/1922: Olhanense 2 - Farense 2 

2.ª volta 
12/3/1922: SL Faro 3 - Farense 4 
26/3/1922: Olhanense 0 - SL Faro 0 

09/4/1922: Farense 4 - Olhanense 2 

Classificação: 
1.º Farense: 6 pontos 
2.º Olhanense: 4 pontos  

3.º SL Faro: 2 pontos 

Apurados: Farense e Olhanense 

Zona Sul 

Inscritos: Lusitano FC* 
*Foi o único concorrente que se inscreveu na Zona Sul e ficou por isso automáticamente apurado. 

 

FASE FINAL 

Apurados: Farense, Olhanense, Esperança de Lagos e Lusitano VRSA 

A fase final do campeonato distrital foi muito atribulada, e o campeão difícil de eleger (ainda hoje persistem as dúvidas, Farense ou Olhanense?). 

Já depois de apurados os finalistas, a AF do Algarve, publica um comunicado com o calendário (Sul Desportivo, 18/05/1922), em que os jogos seriam todos disputados em Faro e Olhão, retificando posteriormente para que os jogos fossem apenas em Faro. 

As incidências destas alterações provocaram profundas alterações, com o Esperança de Lagos a desistir da competição e a prova que era suposto ser jogada num sistema de todos contra todos a uma volta (jogos sempre disputados em Faro), acabou por se tornar por alteração da AF Algarve numa competição por eliminatórias passando à "Final (*1)" os vencedores dos jogos da primeira e única jornada disputada (21/05/1922) neste torneio. 

 Jornal "O Algarve" de 21 /5/ 1922 

21/05/1922: Olhanense - Esp. Lagos (*2) 
21/05/1922: Farense 3 - Lusitano FC 1 
28/05/1922: Esp. Lagos - Lusitano FC - Jogo cancelado 
28/05/1922: Olhanense  2 - Farense 3 - FINAL (*1) 
04/06/1922: Olhanense  -  Lusitano FC - Jogo cancelado 
04/06/1922: Esp. Lagos - Farense  - Jogo cancelado 

(*2) Falta de comparência 

(*1) O Olhanense perde na "final" (jogo entre os vencedores da 1.ª jornada) com o Farense, por 3-2, numa partida com um final muito conturbado.  

Foi implementado neste jogo um novo sistema de cronometragem feito por um elemento que não o árbitro e fora das quatro linhas que soaria um sinal sonoro no inicio e no final de cada período. 

No final dos noventa minutos aquando do sinal para o término do jogo, o árbitro não atendeu e deixou o jogo continuar assinalando inclusive uma grande penalidade 2 minutos depois do toque que deu o 3-2 para o Olhanense. 

Ainda assim  o árbitro reatou a partida com bola ao centro, o cronometrista voltou a dar o sinal de final de jogo, o árbitro voltou a deixar jogar e o Olhanense ainda conseguiu empatar o jogo a 3-3. 

Depois de grande polémica nos dias seguintes, a AF Algarve acaba por atribuir a vitória ao Farense por 3-2 e atribuiu-lhe o Titulo de Campeão, uma vez que todos os jogos que faltavam foram cancelados. 

 Jornal "O Algarve" de 4 /6/ 1922 

O diferendo que se instala entre a AF Algarve e o Olhanense, leva a que o Olhanense não tenha participado no campeonato distrital do ano seguinte (1922/23) e a considerar-se o campeão em título (1921/1922), pela vitória numa Taça do Algarve (*3) e ao facto do campeonato não ter terminado. 

Possivelmente este diferendo provocou o afastamento do representante algarvio de estar presente no 1.º Campeonato de Portugal como era suposto ter acontecido. 

CAMPEÃO DO ALGARVE 
FARENSE 
(Apurava a equipa para disputar o 1.º Campeonato de Portugal) 
 (*1) Olhanense 2 - Farense 3 - 28/05/1922, em Olhão

 

1.º CAMPEONATO DE PORTUGAL 1921/1922 
(Disputado por eliminatórias) 

Campeões Regionais, apurados para o 1.º Campeonato de Portugal: 

Football Club do Porto (PORTO) 
Sporting Club de Portugal (LISBOA)  
Sporting Clube Farense (ALGARVE)  

Club Sport Marítimo (FUNCHAL).

O Farense que deveria ter sido o representante da região no primeiro Campeonato de Portugal, juntamente com o Marítimo, ficaram de fora segundo consta por "dificuldades organizativas e financeiras", tal como o representante do distrito de Portalegre que "não teria capacidade futebolística para competir". 

Sendo assim a primeira edição da competição foi apenas disputada pelo Sporting CP e pelo FC Porto.

FINAL 

1.ª mão: FC Porto 2 - Sporting CP 1 (Porto) 
2.ª mão: Sporting CP 2 - FC Porto 0  (Lisboa) 

Como a diferença de golos não contava para desempatar, teve lugar uma finalíssima no Campo do Bessa.  

Finalíssima:  

FC Porto 3 - Sporting CP 1, (após prolongamento de meia hora)  

CAMPEÃO DE PORTUGAL  
FC Porto 
Jornal "O Algarve" de 24/6/ 1922 
 
 
Fontes: 
http://www.afalgarve.pt/index.php/af-algarve 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_Farense 
http://olhanense.davidlopes.com/arquivo/plantel2122.htm 
http://futebolsaudade-victor.blogspot.pt/2014/09/a-primeira-vez-algarve.html 
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/OAlgarve/OAlgarve.HTM 
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/12091/1/ulsd068954_td_Rahul_Kumar.pdf
E-book, História dos Campeonatos de Futebol em Portugal By Giusepe Giorgio 
 
Partilhado em:
 
Estas pesquisas carecem de informação oficial e baseiam-se em diversas consultas de artigos ou revistas pelo que podem ser atualizadas sempre que necessário. 


Noticia vista 2632 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados