Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
PORTIMONENSE, CAMPEÃO DA II DIVISÃO EM 1978/1979
sexta, 28 de abril de 2017
DEBUG

Apesar de despromovido à 2.ª  Divisão na época anterior, o Portimonense manteve a sua estrutura com Mário Lino no comando técnico e muitos dos jogadores chave aos quais se juntaram, Pinhal, César, Viola, Nelson Fernandes, Almir, Paulo Campos e Edinho. 

Com um conjunto recheado de experiência e qualidade,  acabaria por fazer uma grande época, coroada com o regresso à divisão principal e pela conquista do Titulo de CAMPEÃO NACIONAL DA II DIVISÃO.

Portimonense e Juventude de Évora dominaram o Campeonato Nacional da II Divisão - Zona Sul e lutaram renhidamente até ao fim pelo primeiro lugar.

A três jornadas do fim as equipas defrontaram-se em Portimão num jogo que acabou empatado a zero e manteve o Portimonense como lider mas apenas com dois pontos de vantagem.

O empate do Portimonense em Almada a duas bolas na 29.ª jornada e a vitória do Juventude em casa frente ao Olhanense por 3-1, deixava tudo em aberto para a ultima jornada com o Portimonese na liderança, mas apenas com um ponto a mais (45-44) e a desvantagem de ter perdido no terreno do seu adversário por 1-0 (na altura, a vitória valia 2 pontos).

Felizmente para os alvinegros a ultima jornada correu de feição com uma vitória categórica em casa frente ao Atlético por 4-1 e a derrota do Juventude na visita ao Sarilhense.

 

Na Fase Final de apuramento de Campeão, depois da vitória na deslocação a Leiria na primeira jornada, seguiu-se a visita ao Sp. Espinho onde perdemos por 4-0 na 2.ª jornada, num jogo em que o Portimonense sofreu o primeiro golo logo aos dois minutos, o que condicionou o desempenho dos alvinegros que não mais se conseguiram encontrar durante a partida a acabaram por sofrer uma goleada.

Na terceira jornada apenas a vitória interessava ao Portimonense para alimentar o sonho do titulo e a equipa tudo fez para a alcançar, um golo de Nelson Moutinho aos 75 minutos, bastou para selar a vitória por 1-0 sobre a União de Leiria e deixar tudo em aberto para a ultima jornada.

Tudo se decidia na ultima jornada disputada no Campo do Portimonense contra o Sp. de Espinho a quem o empate bastava par se sagrar campeão.

Diamantino aos 2 minutos e Paulo Campos aos 60, deram a vitória ao Portimonense, apesar de João Carlos aos 69 minutos ainda reduzir para 2-1, a nossa equipa soube aguentar até ao fim a vantagem e conseguiu brilhantemente O PRIMEIRO TITULO A NÍVEL NACIONAL para o palmarés do Portimonense.
 
OS CAMPEÕES
Nelson Fernandes e Nelson Moutinho (34 jogos), Joáo Cardoso (33), César e Paulo César (32), Cicero e Tiáo (30), Manuel Fernandes (28), Paulo Campos (23), Florival e Sota (22), Diamantino (21), Pinhal (18), Jorge (16), Viola (15), Almir (13), Edinho (12), José Fernandes (6), José Paulo (4), Fernando (2) e Galvanito (1). 
Treinador: Mario Lino. 
Marcadores: Nelson Fernandes (22 golos), Nelson Moutinho e Paulo Campos (11), Diamantino (7), Tiáo (6), Florival (5), Paulo César (4), Manuel Fernandes (2), César e Edinho (1). 
Auto-golos: Peixoto (Almada).
 
 
 
CONSULTE AINDA RELATIVO A ESTA ÉPOCA:
 
 
 
 
 
Partilhado em:
 


Noticia vista 3876 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados