Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
O QUE SABEMOS SOBRE O ATLETISMO NO PORTIMONENSE
terça, 30 de novembro de 1999
DEBUG

Tem informações sobre esta secção que queira partilhar?
Veja o resumo que disponibilizamos neste artigo e se tiver algo a acrescentar ou a corrigir, deixe o seu comentário na caixa do Facebook em baixo, ou envie por email para: arquivos@portimonense.pt. 
Ajude-nos a preservar a história deste clube centenário! 


 

Ao que tudo indica,  o Atletismo, apareceu como secção do clube em 1980 por intermédio de Agostinho Santos, que acumulou, de inicio o cargo de seccionista e atleta.

A modalidade contava com atletas nas especialidades de corta mato, fundo e meio fundo (1.500m, 5.000m e 10.000m) e disputava as provas essencialmente no Algarve.

Foram várias as pessoas da cidade que fizeram parte do Atletismo do Portimonense, uns só pelo prazer de praticar desporto, outros,  como António Augusto (que também foi seccionista), João Ribeiro o "Palhinha", Nuno Augusto, Joaquim Carvalho e o Dionísio que levavam as provas e os treinos como autênticos profissionais.

Muitos jovens da nossa cidade, fizeram parte nos anos 80 e 90 dos quadros da secção e disputaram muitas provas no Algarve nos escalões de formação.

Lembro-me das provas de corta mato, organizadas salvo erro, pelas escolas (Liceu e Ciclo), onde estavam os olheiros do Portimonense "à pesca" dos jovens que se destacassem nessas corridas, para convidá-los a treinarem e correrem pelo clube.

A secção apesar de ter indo perdendo fulgor, ainda permaneceu a funcionar até 2010 graças a um punhado de atletas liderados por António Augusto que práticamente sem apoios, continuavam a representar o Portimonense em provas no Algarve.

A secção acabaria por encerrar definitivamente a meio de  2010, por altura das grandes obras no Estádio Municipal aquando do regresso da equipa de futebol profissional à I Divisão.

 



Noticia vista 1523 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados