Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
O QUE SABEMOS SOBRE A FORMAÇÃO DE FUTEBOL DO PORTIMONENSE
terça, 30 de novembro de 1999
DEBUG

Tem informações sobre esta secção que queira partilhar? 

Veja o resumo que disponibilizamos neste artigo e se tiver algo a acrescentar ou a corrigir, deixe o seu comentário na caixa do Facebook em baixo, ou envie por email para: arquivos@portimonense.pt. 
Ajude-nos a preservar a história deste clube centenário! 


 

Juniores:
A categoria aparece no final da década de 40 e ao que tudo indica, os treinadores dos seniores acompanhavam a equipa de formação, pelo menos até muito perto do final dos anos sessenta.
 
- 1950/1951; Campeão do Algarve,  
Vitória por 2-1 frente ao Farense, na final disputada em Silves.
- ... Não temos registos, mas segundo o livro "Portimonense, 1914/2003 - 89 anos de história", na década de 80, haverá mais um titulo de Campeão do Algarve e uma época em que nem sequer houve equipa.
 
- 1987/1988; Campeão do Algarve
- 1994/1995; Campeão do Algarve
 
- ... sem registos 
 
- 2002/2003; Campeão do Algarve em 2002
- 2003/2004, Campeonato Nacional da II Divisão
- 2004/2005, Campeonato Nacional da II Divisão. Subiu à I Divisão Nacional
- 2005/2006, Campeonato Nacional da I Divisão
- 2006/2007, Campeonato Nacional da I Divisão
- 2007/2008, Campeonato Nacional da II Divisão
- 2008/2009, Campeonato Nacional da II Divisão. Subiu à I Divisão Nacional
- 2009/2010, Campeonato Nacional da I Divisão
- 2010/2011, Campeão Nacional da II Divisão.  Subiu à I Divisão Nacional
- 2011/2012, Campeonato Nacional da I Divisão
- 2012/2013, Campeonato Nacional da I Divisão
- 2013/2014, Campeonato Nacional da II Divisão
- 2014/2015, Campeonato Nacional da II Divisão
- 2015/2016, Campeonato Nacional da II Divisão


 

Futebol de Salão (escola de futebol):
Nos finais de 1959 ou inicio de 1960, sob orientação de Fernando Cabrita formou-se a primeira escola de futebol do Portimonense com o objectivo de formar os seus próprios jogadores em vez de ter que "pescar" nos clubes vizinhos os jogadores para os juniores e seniores.
 
Naquela altura não existiam Iniciados nem Juvenis, e era complicado encontrar espaços ou formar equipas com atletas mais jovens para se fazer treinos com onze jogadores de cada lado.
 
A denominação "Futebol de Salão", assenta simplesmente no facto, de na altura esta ser a modalidade que permitia opor num jogo de futebol equipas de cinco jogadores de cada lado.
 
Ao contrário do que o nome indica, os jovens atletas evoluiam no ringue ao ar livre que existia nas instalações do clube.
 
Uma vez que o Portimonense só tinha Juniores e Senioes, este projecto consistia em formar jovens jogadores até aos 15 anos para que pudessem, depois, já com alguma experiência evoluir no futebol de onze, primeiro nos  juniores e mais tarde alinhar na equipa principal.
 

 



Juvenis: a partir de 1970/1971

- ... sem registos
 
 1972/1973; Campeão do Algarve
-  1978/1979; Campeão do Algarve
-  1979/1980; Campeão do Algarve  (Portimonense 2 - Lusitano VRSA 0, no Estádio São Luis em Faro)
 
- ... sem registos
 


Iniciados:  a partir de 1973/1974.

- ... sem registos

 

- 1977/1978; Campeão do Algarve,  

Portimonense 2 - Olhanense 0, em Silves

 
- ... sem registos
 


Infantis:  surgem no inicio dos anos 80.

 

- ... sem registos

 


No menu no lado direito escolha a ligação para ter acesso a todos os campos disponiveis nos arquivos do  futebol de formação desde 2009.

Mais informações sobre palmarés, noticias, atletas e jogos desde a  época 2009/2010, clique AQUI

 

Pode ler-se no livro do Portimonense "1914/2003 - 89 Anos de História" de Armando Alves: 

O primeiro êxito do futebol juvenil do Portimonense remonta a 50/51, com um triunfo por 2-1, diante do Farense, em Silves, a proporcionar uma saborosa conquista: o titulo distrital de juniores. Cerca de uma decada mais tarde os alvi-negros viriam a ter uma excelente equipa naquele escalão, orientada por Fernando Cabrita, que desenvolveu um interessante projecto de fomento das camadas jovens, debatendo-se, contudo, com a falta de condições.

Em 70/71 o clube passou a contar com uma formação de juvenis e os sucessos eram espaçados, com as dificuldades a aumentarem depois da subida do clube à I Divisão, em seniores: o arrelvamento do campo 'despejou' as camadas jovens do unico espaço (então) existente na cidade e só o entusiasmo de um grupo reduzido de 'carolas' permitiu que o clube mantivesse equipas na formação.

Dois titulos de juniores e outros dois de iniciados nao esconderam as imensas dificuldades vividas em toda a década de 80 e, num ano, o Portimonense nem sequer formou equipa de juniores. Noutros, a qualidade do trabalho desenvolvido deixou muito a desejar, pois os treinos e os jogos disputavam-se em campos emprestados (Alvor e Montes de Alvor), com as consequentes dificuldades de ordem logistica dai resultante, não raras vezes traduzidas em prestações competitivas longe do desejavel. Os apoios eram escassos e faltava de tudo um pouco.

Em 87/88 os juniores sagraram-se campeões do Algarve, ascendendo ao nacional da I Divisão, mas depressa voltariam aos regionais, como havia sucedido noutras ocasiões. Só a partir de meio da década de 90 o futebol juvenil viu um quadro de todo desfavorável alterar-se: Alberto Estevão, entretanto eleito presidente, definiu a formação como uma das prioridades e, sob o impulso de Luis Batalau e outros dirigentes, foi feito um esforço significativo no ambito das infra-estruturas, primeiro passo para uma melhoria qualitativa.

Os resultados de tal investimento nao tardaram: dois titulos distritais de juniores, quatro de juvenis e um de iniciados e uma presença regular nos campeonatos nacionais desses escalões assinalaram a o final da década de 90, havendo ainda a acrescentar a presença nas segundas fases em algumas temporadas. Tudo sob o comando de técnicos diplomados, com as condições imprescindiveis para o desenvolvimento de um trabalho capaz, incluindo apoio médico e equipamentos.

 

 



Noticia vista 1688 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados