Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
RECORDAR: RAMOS
terça, 26 de novembro de 2013
DEBUG

Fernando da Costa Ramos, nasceu em Lisboa a 8 de Abril de 1940, representou o Portimonense durante 11 épocas como jogador na equipa principal, e depois continuou a sua carreira no clube como treinador das camadas juniores.

 
Ainda júnior, e a convite do internacional Feliciano,  que aceitara o convite do Benfica e Castelo Branco para ser o treinador da equipa principal, transferiu-se para esta equipa que disputava a II Divisão Nacional onde actuou as suas primeiras 5 épocas como profissional.
 
 

 
Quando juntamente com Saraiva (treinador/jogador) do Benfica e Castelo Branco, foram convidados para vir representar o Portimonense para a época de 64/65, decidiu acompanhá-lo, seguindo assim mais uma vez um treinador para continuar a sua carreira.
 
 
 
Deu assim inicio a 11 épocas consecutivas ao serviço do nosso clube até final da carreira de jogador, acabando por se radicar definitivamente em Portimão onde se casou e onde nasceu o seu filho.
 
Já em Portimão perdeu o estatuto de profissional e passou a amador, trabalhando num emprego que o clube lhe arranjou.
 
Apesar dessa situação inicial, atingiu rapidamente a titularidade que manteve em todas as épocas que esteve no Portimonense e foi muitas vezes capitão de equipa.
 
Em 64/65 o Portimonense vai ganhar a Faro por 4-0!
Com 2 golos de Ramos
 
 

No campo do Lusitano de Évora

 

 

 
 

 

Fernando Sousa:
"Um grande amigo e, um grande e humilde jogador."

 

Carlos Silva:
"Médio centro, toda a carreira o conheci no Portimonense. Só podia ser porque tinha uns pezitos de ouro lia muito bem o jogo, rápido a pensar, não existem no futebol muitos médios centros como ele, bom homem , bom colega, muito brincalhão mas também um pouco tímido, mas não lhe pisavam os calos..."

 
Joaquim Augusto:
"É verdade que foram muitos anos com a camisola do Portimonense e sobre tudo muito bom jogador, foi ele que marcou o primeiro golo contra o Benfica em 66 ! Uma pessoa muito simpática, amado por todos em Portimão."
 
Luís Galvanito:
"Parabéns por esta iniciativa ao jeito de homenagem ao Ramos que é muito justa e à qual me associo. O Ramos, foi um dos meus primeiros treinadores, um bom Homem, um bom Amigo e um grande Portimonense que recordo com muita saudade."
 

 
Ainda foi aliciado durante a sua carreira pelo U.Tomar, mas o alto preço pela transferência pedido pelo Portimonense inviabilizou o negócio.
 

Com Mário Nunes a iniciar a época de 1975/76 como treinador do Portimonense, acertaram que o Ramos já não tinha condições para continuar como jogador e a então direção do Portimonense convidou-o para treinar as categorias juvenis, que ele aceitou e exerceu durante os anos seguintes.
 

JUVENIS 1976/77

???? - Chico Fera - Luis Rosa - Carlos - Estiveira - Carlos Poucochinho - Chico Bolacha
Pires - Arsénio - Anastácio - Galvanito - ??????
 
 

INICIADOS 76/77

RAMOS - Guimarães - Mário Helder - Abilio - Paulo Reis - João José - Guimarães(del.) - Chico Bolacha
Dionisio - Romão - João Chaminé - Derinho - Zézinho - Paulo Jorge
 
 
 

CAMPEÕES DO ALGARVE EM JUVENIS 1978/79

RAMOS - Romão - José Armando - Ulisses - Luis (Girafa) - Lucas - Paulo Jorge - Manoel - Viana - Glória(del.)
Rita - Derinho - Chico Rita - Mário Helder - Chico Ezequiel - Anibal - Luis Anastácio - Paulo Jorge
 
 


 

No dia 1 de Novembro de 1976, teve lugar no Estádio do Portimonense, um jogo de homenagem entre o Portimonense e uma seleção de brasileiros a jogar no Portimonense e noutras equipas em Portugal:

Seleção de Brasileiros: Hilton, Airton, Sapinho e João Paulo do Portimonense, Edmilson, Zinho, Pereira, e Fernandes do Juv. de Évora, Beiró, Zezé, e Marco Paulo do Esperança de Lagos, Valdir e Farias do Farense, Mirobaldo e Vagner do V. de Setubal.

 

Bilhete para o jogo

l

 


 
Ramos faleceria ainda com muito para dar a este mundo com 56 anos a 16 de Fevereiro de 1997.

 


 

 



Noticia vista 1487 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados