Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
ARQUIVOS: CLUBE
AS SEDES DO PORTIMONENSE
sexta, 12 de maio de 2017
DEBUG

Foi na loja do mestre Amadeu Figueiras d'Andrade que nasceu o Portimonense em 1914. O estabelecimento estava situado na esquina da rua Santa Isabel com a rua Serpa Pinto e tinha vista privilegiada para o aterro do cais, no qual era improvisado um campo de futebol que o Portimonense usou como "casa" nos primeiros anos de existência, até finais dos anos 20.

Foi também essa loja, que na prática funcionou como a primeira sede do clube, pois além de lá se guardarem alguns objectos, era onde os jogadores se encontravam antes de cada partida e onde os fundadores do clube e diversas personalidades da cidade se reuniam para discutir a modalidade.

Em 1923, o Portimonense teve a sua primeira sede oficial, precisamente no 1.º andar por cima da loja de Amadeu Figueiras d'Andrade.

Passado algum tempo, em 1926, uma grave crise quase levou o clube à dissolução e só a tenacidade de um pequeno núcleo de entusiastas, ciosos do seu amor ao Portimonense, evitou o encerramento da actividade não impedindo porém que o clube fosse obrigado a abandonar a sua sede. 

A solução encontrada, foi a mudança para uma pequena casa no Sapal que não oferecia as mínimas condições para as reuniões do grupo que se manteve fiel e perseverante na continuidade do Portimonense.

Felizmente essa união e perseverança deu frutos e nos anos 30, o Portimonense inicia uma relevante ascensão, que levou mesmo a que os seus dirigentes colocassem como objectivo do clube a subida à Primeira Divisão Nacional.

A desejada subida não viria a acontecer, mas a pujança competitiva e a ascenção revelada durante esta década, possibilitou em 1935 a mudança da sede para um local com excelentes condições onde ainda hoje permanece, na Praça Manuel Teixeira Gomes por cima da Casa Inglesa, numa das zonas previligiadas da cidade naquela altura e ainda hoje.

Neste local, o Portimonense chegou a ter um bar/restaurante muito afamado na altura com um serviço de grande qualidade, gerido por profissionais de renome.

Durante um largo período, a sede foi uma das melhores salas da cidade para a realização de diversos tipos de iniciativas, desde cerimónias publicas a conferências, ou para promover regularmente convívios com os jogadores, incluindo festas pelo Natal.

Mais tarde, em frente à sede, o Portimonense teve durante alguns anos uma esplanada que constituiu uma importante fonte de receitas para o clube.

Nos dias de hoje, os serviços e a logística por motivos óbvios passaram para as novas instalações do Portimão Estádio, mas a sede continua a ser um ponto de referência para muitos adeptos e sócios que lá convivem nas horas de expediente.

 
Partilhado em:
 

 

 


Noticia vista 3554 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados