Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
ARQUIVOS: HÓQUEI EM PATINS
O QUE SABEMOS SOBRE O HÓQUEI DO PORTIMONENSE
terça, 30 de novembro de 1999
DEBUG

Tem informações sobre esta secção que queira partilhar?
Veja o resumo que disponibilizamos neste artigo e se tiver algo a acrescentar ou a corrigir, deixe o seu comentário na caixa do Facebook em baixo, ou envie por email para: arquivos@portimonense.pt. 
Ajude-nos a preservar a história deste clube centenário! 


Sabe-se que a modalidade, teve inicio em 1950, e que durou na altura dois ou três anos e que foi reativada em 1983, tendo desaparecido pouco depois.

 

Pode ler-se o seguinte sobre o Hóquei em Patins no livro do Portimonense "1914/2003 - 89 Anos de História" de Armando Alves:

"O Portimonense também se dedicou á prática do hóquei em patins, coincidindo a aposta nessa modalidade com o acabamento das obras do ringue, inaugurado em Setembro de 1950, com um jogo entre o Lisboa e Faro e o Farense, depois de um discurso empolgado de António Hilário de Paula júnior. 

Martinho Mergulhão, Antonio César da Silva, Deodato Guerreiro e Joaquim Grade foram os primeiros dirigentes da secção, seguindo-se-lhes António Júdice Magalháes Barros, mas muito antes disso já muitos jovens portimonenses patinavam, na rua Maria Luisa, inspirados pelas imagens da campeã do mundo Sónia Henin vistas no cinema e aproveitando um par de patins de Luís Bordas.

As sessões no ringue incluíam corridas, patinagem artística (há relatos das "impecáveis filigranagens artísticas" da patinadora algarvia Maria Eduarda) e hóquei em patins.

Num dos primeiros jogos do Portimonense, uma equipa constituida por Camarinha, António José, António César da Silva, Eugénio Pereira, Frutuoso Silva e Barradas Júnior bateu o Lisboa e Faro, por 7-2, com quatro golos de Eugénio Pereira e trés de António César da Silva.

Em 25 e 26 de Agosto actuou em Portimáo uma equipa denominada "Núcleo Óquista", da qual faziam parte os consagrados Olivério Serpa, Gastáo Silva, Alvaro Lopes, Germano Magalháes, Leonel Costa, Júlio Sanches e Sidónio Serpa, defrontou o Portimonense, em sessões vividas com grande entusiasmo (ao ponto de haver mesas e cadeiras marcadas) e seguidas de baile. Edith Cruz, renomada patinadora, também marcou presença. Os visitantes ganharam, por 2- 1 e 6-0.

O Portimonense chegou a defrontar muitas das melhores equipas do país, mas sem alcançar resultados muito significativos, e, aos poucos, o entusiasmo esmoreceu. A secção de hóquei em patins foi reactivada em 1983, com o novo ciclo a ser bem curto."

 



Noticia vista 1308 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados