Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
ARQUIVOS: SENIORES
CAMPANHA 1945/1946
quinta, 08 de outubro de 2015
DEBUG

Naquela que foi a primeira grande época a nivel Nacional, o Portimonense sob o comando de Lipo Hertzka fez uma campanha excelente, começando por vencer a série 16 da II Divisão (Grupo D), somando por vitórias os oito jogos disputados, frente a Lusitano, Farense, Boa Esperança e Lisboa e Faro com 47 golos marcados e apenas 7 sofridos.

Grupo D - Série 16 (II Divisão)

 

Portimonense 11 - Lusitano VRSA 0

O Portimonense frente a uma equipa muito mais rotinada a e calejada nestas andanças impõe um ritmo demolidor e vence a Série 16 invicto.


 

Embalado pelos magnificos resultados da 1ª fase, na meia-final do grupo D, disputada entre os vencedores das Séries 15 e 16, o Portimonense bateu o Luso de Beja, em Setúbal, por 2-0, para, na final do Grupo D, superar o Sporting Elvense, no campo da CUF, no Barreiro, por 4-1, garantindo assim o direito de disputar o acesso ao patamar superior do futebol Português.

1/2 Final - Grupo D

Luso de Beja 0 - Portimonense 2

 

Final - Grupo D

Portimonense 4 - Elvenses 1

 


POULE FINAL (II Divisão) 

Famalicão,União Coimbra e Estoril Praia foram os adversários do Portimonense na Poule Final que daria acesso à disputa de Campeão da II Divisão e respectivo acesso ao Campeonato  Nacional da I Divisão.

O Portimonense acabaria a Poule Final em 4º e ultimo lugar com os mesmos 4 pontos do 3º (U. Coimbra), o Estoril sagrou-se Campeão e subiu à I Divisão, enquanto o Famalicão na condição de 2º classificado disputou e venceu o Boavista na “liguilla” e garantiu a outra vaga no escalão principal.

 

Rezam no entanto as crónicas que apesar do ultimo lugar alcançado o Portimonense mostrou bom futebol e só não conseguiu melhores resultados devido a alguma infelicidade.

Diante do Famalicão, em Portimão, esteve a ganhar por 2-0 e perdeu por 2-3, com um golo na própria baliza do defesa Pintado a precipitar a reviravolta, contava-se na altura a propósito deste jogo que o árbitro terá sugerido ao Portimonense um “prémio” extra e a “senha” para a confirmação da entrega do prémio era a mala da sua senhora, que ao intervalo estava ainda aberta, mostrando assim que o clube alvi-negro não correspondera ao solicitado. Coincidência ou não, os minhotos, que perdiam por dois tentos no descanso, operaram inesperada reviravolta...

Em Coimbra, frente ao União, uma arbitragem muito contestada, do portuense Vieira da Costa, terá estado na origem da derrota, por 3-2.

Em casa vencemos o União de Coimbra, por 1-0, num jogo marcado por algumas peripécias: uma intensa bátega de água levou o árbitro a suspender a partida quando o Portimonense ganhava por 1-0 (golo de Gilberto) e, repetido na íntegra dois dias depois (uma terça-feira, 13 de Maio de 1946), o êxito sorriu às mesmas cores, fruto de um tento de Pacheco.

Alinharam: João Afonso; Artur e Pintado; Vitória, Quinta e Vicente; Marreiros e Pacheco; Gilberto, Delfino e Peniche.

Portimonense 1 - União de Coimbra 0


Na última jornada, o Portimonense bateu o já campeão Estoril, por 4-3.

Alinharam: João Afonso; Abelino e Pintado; Vitória, Quinta e Vicente; Marreiros e Pacheco; Gilberto, Delfino e Peniche, com Gilberto, Delfino (2) e Peniche a marcarem os golos da formação alvi-negra, que rubricou uma exibição muito elogiada, diante do melhor conjunto da prova.

Portimonense 4 - Estoril Praia 3

 

 


Agradecimentos ao Sr. Luis Marques, sobrinho do Francisco Vitória pelas fotos enviadas e ao Armando Alves pelo conteúdo do livro sobre a história do Portimonense.

 


 

 

 



Noticia vista 1531 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados