Atualidade:  Futebol SAD  |  Formação  |  Futsal  |  Basquetebol  |  Veteranos Facebook Contatos
       
 
ARQUIVOS: SENIORES
RECORDAR: RAMOS
terça, 26 de novembro de 2013
DEBUG

Fernando da Costa Ramos, nasceu em Lisboa a 8 de Abril de 1940, representou o Portimonense durante 11 épocas como jogador na equipa principal, e depois continuou a sua carreira no clube como treinador das camadas juniores.

 
Ainda júnior, e a convite do internacional Feliciano,  que aceitara o convite do Benfica e Castelo Branco para ser o treinador da equipa principal, transferiu-se para esta equipa que disputava a II Divisão Nacional onde actuou as suas primeiras 5 épocas como profissional.
 
 

 
Quando juntamente com Saraiva (treinador/jogador) do Benfica e Castelo Branco, foram convidados para vir representar o Portimonense para a época de 64/65, decidiu acompanhá-lo, seguindo assim mais uma vez um treinador para continuar a sua carreira.
 
 
 
Deu assim inicio a 11 épocas consecutivas ao serviço do nosso clube até final da carreira de jogador, acabando por se radicar definitivamente em Portimão onde se casou e onde nasceu o seu filho.
 
Já em Portimão perdeu o estatuto de profissional e passou a amador, trabalhando num emprego que o clube lhe arranjou.
 
Apesar dessa situação inicial, atingiu rapidamente a titularidade que manteve em todas as épocas que esteve no Portimonense e foi muitas vezes capitão de equipa.
 
Em 64/65 o Portimonense vai ganhar a Faro por 4-0!
Com 2 golos de Ramos
 
 

No campo do Lusitano de Évora

 

 

 
 

 

Fernando Sousa:
"Um grande amigo e, um grande e humilde jogador."

 

Carlos Silva:
"Médio centro, toda a carreira o conheci no Portimonense. Só podia ser porque tinha uns pezitos de ouro lia muito bem o jogo, rápido a pensar, não existem no futebol muitos médios centros como ele, bom homem , bom colega, muito brincalhão mas também um pouco tímido, mas não lhe pisavam os calos..."

 
Joaquim Augusto:
"É verdade que foram muitos anos com a camisola do Portimonense e sobre tudo muito bom jogador, foi ele que marcou o primeiro golo contra o Benfica em 66 ! Uma pessoa muito simpática, amado por todos em Portimão."
 
Luís Galvanito:
"Parabéns por esta iniciativa ao jeito de homenagem ao Ramos que é muito justa e à qual me associo. O Ramos, foi um dos meus primeiros treinadores, um bom Homem, um bom Amigo e um grande Portimonense que recordo com muita saudade."
 

 
Ainda foi aliciado durante a sua carreira pelo U.Tomar, mas o alto preço pela transferência pedido pelo Portimonense inviabilizou o negócio.
 

Com Mário Nunes a iniciar a época de 1975/76 como treinador do Portimonense, acertaram que o Ramos já não tinha condições para continuar como jogador e a então direção do Portimonense convidou-o para treinar as categorias juvenis, que ele aceitou e exerceu durante os anos seguintes.
 

JUVENIS 1976/77

???? - Chico Fera - Luis Rosa - Carlos - Estiveira - Carlos Poucochinho - Chico Bolacha
Pires - Arsénio - Anastácio - Galvanito - ??????
 
 

INICIADOS 76/77

RAMOS - Guimarães - Mário Helder - Abilio - Paulo Reis - João José - Guimarães(del.) - Chico Bolacha
Dionisio - Romão - João Chaminé - Derinho - Zézinho - Paulo Jorge
 
 
 

CAMPEÕES DO ALGARVE EM JUVENIS 1978/79

RAMOS - Romão - José Armando - Ulisses - Luis (Girafa) - Lucas - Paulo Jorge - Manoel - Viana - Glória(del.)
Rita - Derinho - Chico Rita - Mário Helder - Chico Ezequiel - Anibal - Luis Anastácio - Paulo Jorge
 
 


 

No dia 1 de Novembro de 1976, teve lugar no Estádio do Portimonense, um jogo de homenagem entre o Portimonense e uma seleção de brasileiros a jogar no Portimonense e noutras equipas em Portugal:

Seleção de Brasileiros: Hilton, Airton, Sapinho e João Paulo do Portimonense, Edmilson, Zinho, Pereira, e Fernandes do Juv. de Évora, Beiró, Zezé, e Marco Paulo do Esperança de Lagos, Valdir e Farias do Farense, Mirobaldo e Vagner do V. de Setubal.

 

Bilhete para o jogo

l

 


 
Ramos faleceria ainda com muito para dar a este mundo com 56 anos a 16 de Fevereiro de 1997.

 


 

 


  Atleta no Portimonense
 
 
Nome: Fernando da Costa Ramos
Nasceu a:  08-05-1940
Faleceu a:  16-02-1997
Nacionalidade: Português
Posição:  Médio
Épocas:
1964/1965
1965/1966
1966/1967
1967/1968
1968/1969
1969/1970
1970/1971
1971/1972
1972/1973
1973/1974
1974/1975
 
Fruto de residir perto do Estádio do Restelo desde muito cedo começou a sua paixão pelo futebol chegando mesmo amiúde a faltar às aulas para ir ver os treinos e servir de apanha bolas.

Quando tinha apenas 10 anos de idade, ingressou na Escola de Jogadores do Belenenses, clube onde se manteve até aos 18 anos.

Ai teve como primeiros instrutores, Fernando Riera e Benitez, sendo depois José do Carmo o responsável pela sua formação como juvenil e júnior.
 
 




















Noticia vista 1407 vezes


Estes Arquivos, são um projecto de Lúcio Sacristão, que desde o inicio do site oficial do clube em 2009, procura reunir neste espaço todos os resultados, factos e imagens que digam respeito à história do Portimonense.

Este contributo pessoal para perpetuar a história deste clube centenário pode apresentar algumas lacunas ou erros devido à falta de dados oficiais que comprovem os resultados ou os artigos escritos e publicados pelo autor, pelo que o Clube/SAD são isentos de responsabilidade dos conteúdos, uma vez que a elaboração dos mesmos muitas vezes apenas são possíveis graças à colaboração de pessoas que contribuem com as suas memórias e fotos/imagens ou à consulta de sites e publicações externas.

O conteúdo das várias publicações nesta secção, visam apenas um teor lúdico e de entretenimento, não sendo de modo algum vinculativas e estão em constante atualização, sendo a vossa ajuda sempre muito bem vinda, seja qual for o assunto ou modalidade deste grande clube que já leva mais de 100 anos de existência.

BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA/FONTES: 1914/2003 - 89 Anos de História do PSC de Armando Alves, zerozero.pt,
ARQUIVO C.F.E.L (www.lacobrigolagos.blogspot.com), Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano (www.algarvalentejo.blogspot.com), História dos Campeonatos de Futebol em Portugal de Giusepe Giorgio, foradejogo.net, www.futebol365.net, ligaportugal.pt, www.arquivista.wordpress.com, Costumes e Tradições de Portimão (facebook), Cromos da bola da minha infância (facebook) de Jorge Manuel Soares e o sempre prestável e especialista nestes assuntos, o Miguel Luis.


Opcionalmente, se tiver uma conta Google, pode deixar aqui o seu comentário.

  
 
Produzido por Lúcio Sacristão para o Portimonense Sporting Clube e Portimonense Futebol SAD - 2016 @ Todos os direitos reservados